Fivend Agency
Como combater a timidez das crianças?

Como ajudar? É importante estar atento para o quanto a timidez interfere na vida da criança. Para ajudá-la a conviver com a timidez de maneira saudável, algumas dicas podem ser valiosas:
Evite rótulos. Não diga: “Fulano não brinca porque é tímido”, isso pode cristalizar uma autoimagem negativa para a criança e contribuir para que ela fique cada vez mais retraída.
Não force a criança a fazer atividades nas quais ela não se sinta bem. Os adultos podem pensar que expor a criança a uma atividade que ela não goste irá ensiná-la a lidar com a situação, mas, na maioria das vezes, o efeito é exatamente o contrário.
Tenha calma. É preciso paciência para que, aos poucos, a criança ganhe segurança em si mesma e permita-se tentar novidades.
Incentive a criança a participar de exercícios em pequenos grupos. Começar com um número menor de pessoas pode ajudar.
Estimule novas brincadeiras com os colegas. Dê possibilidades para que a criança possa se arriscar um pouco e tentar coisas novas.
Não a compare com os amigos. “Seu amigo fez”, “Seu amigo foi” não são comentários saudáveis e podem aumentar ainda mais a insegurança da criança.
Não menospreze os sentimentos dela.
Valorize as pequenas conquistas e os esforços da criança.
Converse sobre as situações que podem deixá-la mais tímida e pensem juntos em formas de enfrentar a situação.
Se as dificuldades aumentarem, procure ajuda de um profissional. Um psicólogo poderá ajudar a criança a lidar com a timidez de maneira mais assertiva.
Mesmo sem se expor demais, a criança tímida pode ter excelente relacionamento com os amigos e conquistar mais autonomia e independência, sem passar nenhum aperto mesmo longe dos pais.