Search
  • Fivend Agency

Como combater a timidez das crianças?


Como ajudar? É importante estar atento para o quanto a timidez interfere na vida da criança. Para ajudá-la a conviver com a timidez de maneira saudável, algumas dicas podem ser valiosas:

  1. Evite rótulos. Não diga: “Fulano não brinca porque é tímido”, isso pode cristalizar uma autoimagem negativa para a criança e contribuir para que ela fique cada vez mais retraída.

  2. Não force a criança a fazer atividades nas quais ela não se sinta bem. Os adultos podem pensar que expor a criança a uma atividade que ela não goste irá ensiná-la a lidar com a situação, mas, na maioria das vezes, o efeito é exatamente o contrário.

  3. Tenha calma. É preciso paciência para que, aos poucos, a criança ganhe segurança em si mesma e permita-se tentar novidades.

  4. Incentive a criança a participar de exercícios em pequenos grupos. Começar com um número menor de pessoas pode ajudar.

  5. Estimule novas brincadeiras com os colegas. Dê possibilidades para que a criança possa se arriscar um pouco e tentar coisas novas.

  6. Não a compare com os amigos. “Seu amigo fez”, “Seu amigo foi” não são comentários saudáveis e podem aumentar ainda mais a insegurança da criança.

  7. Não menospreze os sentimentos dela.

  8. Valorize as pequenas conquistas e os esforços da criança.

  9. Converse sobre as situações que podem deixá-la mais tímida e pensem juntos em formas de enfrentar a situação.

  10. Se as dificuldades aumentarem, procure ajuda de um profissional. Um psicólogo poderá ajudar a criança a lidar com a timidez de maneira mais assertiva.

Mesmo sem se expor demais, a criança tímida pode ter excelente relacionamento com os amigos e conquistar mais autonomia e independência, sem passar nenhum aperto mesmo longe dos pais.

2 views0 comments

Recent Posts

See All