Search
  • Fivend Agency

A importância da fonoaudiologia infantil

Você sabe o que é fonoaudiologia? Poucas pessoas sabem mas a fonoaudiologia infantil vai muito além do que simplesmente ensinar crianças a falar. Hoje, o profissional dessa área é responsável por cuidados da audição, da articulação da fala e voz, da linguagem oral e também da leitura e escrita.



A fonoaudiologia infantil já se mostra presente em maternidades, quando é realizado o Exame da Orelhinha e o Teste da Linguinha em bebês com poucos dias de vida. Esses exames são obrigatórios e identificam alterações na audição e no freio lingual do bebê. Eles são rápidos e indolores, não causando nenhum dano prejudicial ao recém-nascido.

A fonoaudiologia infantil e a fala

Entre os três aos cinco anos de idade, a criança começa a falar constantemente, sendo aquele famoso “tagarela”. Após esse período, se a criança ainda tiver com alterações na produção de fala, o fonoaudiólogo se mostra necessário. Ele consegue identificar os problemas relacionados à erros de elaboração de frases por parte da criança.

Se o seu filho tem dificuldades ao ler, podendo ser considerado até mesmo “desinteressado”, talvez seja um problema que o fonoaudiólogo pode auxiliar. Problemas como distúrbio de aprendizagem, linguagem e audição, podem ser identificados por um profissional da área.

0 views0 comments

Recent Posts

See All